Numa altura do ano em que, preferencialmente, se realizam as plantações das espécies arbóreas e arbustivas, sobretudo se forem de raiz nua, torna-se necessário relembrar algumas práticas que devem utilizar afim de obter os melhores resultados.
Como é do conhecimento geral o sucesso de uma plantação, decorre desde logo da qualidade das plantas. Tenha cuidado, no momento da compra, com aspectos como a qualidade e sanidade da planta, a variedade que está a adquirir e o porta-enxerto (no caso de plantas enxertadas) em que se encontra. É essencial que vá plantar uma árvore ou arbusto que esteja bem adaptada à sua região, ou caso contrário poderá morrer logo no primeiro ano, ou sobreviver sem nunca produzir qualquer fruto.
Deve ainda ter especial atenção em relação a espécies comercializadas por preços muito inferiores aos valores médios de mercado, pois podem-se tratar de plantas não enxertadas, bravas (Isto acontece muito com castanheiros e nogueiras comercializadas em grandes superfícies), exija sempre que lhe seja indicada a variedade que está a adquirir.
Após ter adquirido as suas plantas, deve preparar uma boa cova para as colocar, que deve ser cheia com a terra que retirou, misturada com os correctivos orgânicos ou minerais que julgar necessários. Os "adubos" nunca devem ser colocados num só sítio e nunca devem tocar as raízes das árvores.
A planta deverá ser colocada com as raízes bem "espalhadas" (no caso de plantas de raiz nua) e nunca deverá ser enterrada mais do que a marca que traz do viveiro.
Depois de devidamente plantada, deverá construir uma pequena caldeira em redor da planta, deixando um pequeno monte de terra junto ao tronco, de forma a que a água não entre em contacto com a árvore.
Para finalizar a plantação deve proceder à rega da planta (mesmo que esteja a chover), de forma a que a terra aconchegue por completo as raízes, evitando que se formem bolsas de ar, que as podem secar. A ideia de "calcar" as plantas a pé, não é do nosso agrado, pois não elimina esses espaços tão bem quanto a água e pode levar à quebra de algumas raízes.
Com o processo terminado deve ter o cuidado de "abrir" a caldeira de modo a que as chuvas do inverno não encharquem em demasia, algo que pode conduzir à morte das plantas devido à asfixia causada pelo excesso de água.
A SERVIRURI tem, por norma, o hábito de informar os seus clientes, para que possam tratar da melhor forma possível as suas plantas. Pois no fundo a nossa melhor publicidade é o seu sucesso.
