Bem-Vindos!

A SERVIRURI - Prestação de Serviços Técnico-Agrícolas, Lda, é uma empresa sediada na cidade de Vila Real, com instalações
espalhadas pelos Distritos de Vila Real e Bragança, cujo objectivo fundamental é servir toda a fileira do sector Agrícola,
Florestal e dos Espaços Verdes.
A nossa principal actividade, neste momento, é a produção e comercialização de um vasto leque de Espécies
Fruteiras, Florestais e Ornamentais.
Ao seu dispor temos cerca de 10 ha de Viveiros, localizados em Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Mirandela,
onde poderemos multiplicar a variedade/espécie que pretende, caso não conste dos nossos catálogos.
Possuímos ainda um grupo de Técnicos Qualificados que o poderão ajudar a tomar as decisões
mais acertadas, para que possa tirar o máximo partido da sua exploração.

Sempre que necessitar não hesite em nos contactar.

CASTANHEIROS HÍBRIDOS

Os soutos portugueses encontram-se actualmente sobre forte pressão de duas graves doenças que têm dizimado milhares de Castanheiros nos últimos anos. Tratam-se da Doença da Tinta e do Cancro do Castanheiro.
A segunda, causada pelo ataque de um fungo (Cryphonectria parasitica (Murr) Barr) afecta toda a parte aérea das plantas, provocando inúmeras feridas que vão limitando o normal desenvolvimento dos castanheiros, acabando por conduzi-los à morte. Não existindo de momento grandes soluções conhecidas para combater este problema, a melhor estratégia para defender-mos os nossos castanheiros da doença é através de cuidados culturais, sobretudo cuidados que se prendem com as podas.
Já no que diz respeito à Doença da Tinta, problema igualmente causado por um fungo (Phytophthora cinnamomi Rands ou Phytophthora cambivora (Petri) Buissman), esta ataca a raiz das plantas, limitando a sua função de absorção dos nutrientes e água, que não chegando à parte aérea leva ao declínio, que inicialmente pode apresentar-se apenas numa determinada área da copa, mas que acaba a seu tempo por levar toda a planta à morte.
Uma vez que também não existem grandes soluções para eliminar a doença, a maior parte dos tratamentos apenas atenua os seus efeitos, o mais indicado é prevenir a entrada da doença e optar por técnicas culturais capazes de proteger ao máximo as plantas.
Uma das melhores opções que se apresenta, neste momento, disponível para os agricultores é a opção por plantar castanheiros das variedades desejadas (que muito variam de região para região) mas enxertados em Híbridos Resistentes à Doença da Tinta, ao invés de serem enxertados em bravos de castanheiro (provenientes de castanhas dos nossos soutos - Castanea sativa).
Estas plantas, obtidas por multiplicação vegetativa e não por semente (castanha), ao serem tolerantes ao fungo causador da doença permitem que o Castanheiro viva com ele por perto sem nunca apresentarem a doença, situação muito semelhante à utilização de videiras "americanas", enxertadas, nas nossas vinhas.
Existem já no mercado português algumas variedades dessas plantas, sendo que o agricultor deve ter o cuidado de conhecer a compatibilidade desses castanheiros, porta-enxertos, com as variedades que pretende enxertar ou adquirir já enxertadas.
De entre as variedades de Castanheiros Híbridos conhecidas e testadas no nosso país a SERVIRURI, tem ao dispor dos seus clientes as seguintes opções:

Porta-enxertos: CA-90 e COLUTAD

Produtores directos: Marsol e Marigoule

Variedades enxertadas em híbrido: Longal, Martainha, Judia e
Bouche de Bétizac

(Pode consultar o nosso catálogo AQUI.)

Caso pretenda outras variedades, nomeadamente, Lada, Côta, Amarelal, Aveleira, etc, ou até mesmo a variedade do seu castanheiro, não hesite em nos contactar, pois podemos fazer as enxertias por encomenda prévia, desde que nos forneça a sua semente.



O Castanheiro é uma cultura de grande valor económico e enorme longevidade, pelo que o investimento que faz aquando da sua plantação deve ser bem calculado, para não ter o desgosto de assistir à morte das árvores apenas ao fim de 7 ou 8 anos, quando elas estão realmente a entrar em produção.