Estimados Clientes e Amigos,
É natural em qualquer produto novo que surge no mercado, aparecerem quase de imediato réplicas, cópias, contrafacções ou imitações, no intuito de aproveitar o sucesso que esse recente artigo adquiriu no mercado.
As plantas não são diferentes dos outros produtos e não se estranha por isso que se tenha multiplicado a oferta de “Castanheiros Híbridos Resistentes à Tinta” nos mercados, com preços para todos os gostos.
Acontece que convém conhecer bem as plantas que se compra.
Na SERVIRURI, Lda temos para si três soluções distintas: porta enxertos, castanheiros produtores directos e castanheiros enxertados.
Nos castanheiros enxertados temos para si um lote composto pelas variedades nacionais e algumas francesas enxertadas num de três porta enxertos: Marsol, CA-90 e Colutad (a escolha do porta enxerto depende da variedade que pretendemos enxertar).
Naturalmente que disponibilizamos estes porta enxertos, para que os nossos clientes possam enxertar as suas variedades de eleição.
Há ainda o caso do Marigoule e do próprio Marsol que sendo produtores directos não necessitam de qualquer tipo de enxertia.
Nestas plantas que comercializamos, há vários anos, temos total confiança e conhecimento sobre o seu comportamento no campo. Não temos por isso qualquer problema em as colocar no mercado.
O mesmo, talvez, não esteja a acontecer em muitos outros pontos de venda de plantas no país, onde se têm comercializado “Castanheiros Híbridos Resistentes à Tinta”, muitas vezes sem que se diga ao cliente o nome, variedade, daquilo que se está a vender.
Pelo conhecimento que temos acerca do tema dos castanheiros, pelos preços ai praticados e pelas origens das plantas receamos que se estejam a plantar em Portugal Castanheiros Japoneses Obtidos de Semente.
(Exemplo de Cerejeira com falta de afinidade) |
Uma vez que a sua produção não é satisfatória, pelo menos de momento (nunca se sabe como vai evoluir o mercado), aquilo que é indicado aos agricultores é que se trata de porta enxertos.
Aqui o problema é diferente, é um problema de afinidade entre o porta enxerto e a variedade que queremos enxertar (por algum motivo nós utilizamos mais do que uma variedade de porta enxerto, as ligações entre cavalo e variedade são importantes).
(Exemplo de Cerejeira com falta de afinidade) |
Este potencial problema de afinidade entre porta enxerto e variedade advém das suas origens. Enquanto as nossas variedades são europeias (Castanea sativa), os porta enxertos poderão ser de origem asiática (Castanea molíssima e Castanea crenata), algo que além de tornar o próprio acto da enxertia difícil, ou mesmo impossível, pode conduzir em poucos anos a situações de estrangulamento, dado que as plantas têm vigores diferentes.
O facto de serem resistentes à doença da tinta não está aqui em causa, até porque os pinheiros e carvalhos também o são e estes últimos já houve quem os tivessem enxertado com castanheiro.
Sempre que tenha qualquer dúvida não hesite em nos contactar, pois sabe sempre onde nos encontrar!