Estimados Amigos e Clientes,
É com grande agrado que temos visto aumentar o interesse pela produção dos denominados pequenos frutos, em especial no que diz respeito ao Mirtilo.
Por esse aumento de interesse que tem suscitado e tentando mais uma vez auxiliar todos os potenciais produtores deste fruto, a SERVIRURI vem apresentar-vos uma pequena descrição de algumas das variedades de mirtilo que consideramos interessantes para a região centro e norte de Portugal.
(Apresentadas por Ordem de Maturação)
Trata-se da principal variedade de maturação precoce, meados de Maio, isto apesar da sua floração tardia. É reconhecida pela sua elevada produtividade de frutos de tamanho grande e qualidade uniforme. O sabor dos seus frutos é suave com tendência a melhorar se armazenado em frio.
Spartan
Esta variedade, de maturação semi-precoce, apresenta uma floração tardia que a defende das geadas. Preferindo solos ligeiros e bem drenados, estas plantas produzem frutos de tamanho bastante grande e sabor muito atractivo para o consumo em fresco. É também muito apreciada pelos pequenos produtores familiares.
Bluejay
Variedade de desenvolvimento muito rápido, entra em produção com extrema facilidade. Os seus frutos de tamanho médio permanecem durante longo período de tempo na planta, sem que haja perda de qualidade. Este último factor faz desta variedade uma das mais adaptadas à colheita mecânica, já que se pode realizar de uma só vez. Apesar de se poder comercializar em fresco é sobretudo uma variedade para o mercado de transformação.
Bluecrop
Foi de longe a variedade mais difundida a nível mundial nos últimos anos. São plantas extremamente fáceis de cultivar e resistentes, sem grandes problemas na sua manutenção em campo. O seu fruto, de tamanho médio, tem igual aptidão para consumo em fresco ou para processamento. A sua colheita é geralmente em meados de Junho.
Draper
Apesar de ser uma variedade ainda recente no mercado, é já uma das mais apreciadas por produtores e consumidores de todo o mundo. A sua colheita, de meia estação, é muito fácil e rápida devido ao seu aspecto mais compacto. Muito produtivas, apresentando frutos grandes e de elevada qualidade, entram em produção muito rapidamente. Os seus frutos apresentam excelentes características de conservação da qualidade, mesmo após algum tempo na prateleira.
Chandler
Conhecida como sendo a variedade com os frutos de maior dimensão, estes mirtilos de introdução recente no nosso país apresentam maturação média a ligeiramente tardia.
Além do calibre, os frutos são igualmente apreciados pelo seu sabor e pelo facto da sua maturação se arrastar durante 4 a 6 semanas, o que permite uma colheita faseada dos mesmos. O seu mercado por excelência é o do consumo em fresco.
Legacy
Esta variedade, de colheita tardia, adapta-se facilmente a diferentes condições de instalação, sendo recomendada para consumo em fresco e para a industria. A sua entrada em produção é ligeiramente mais lenta, no entanto é compensado mais tarde com rendimentos muito elevados após entrada efectiva em produção. O seu fruto de tamanho médio a grande é muito apreciado pelo seu sabor. Apresenta, ainda, a particularidade de em certos locais mais amenos poder manter parte da sua folhagem durante o inverno.
Elliott
Variedade de frutificação muito tardia, durante o mês de Setembro, permite arrastar o mercado em fresco até esta altura. Os frutos são de tamanho médio a grande e a sua colheita pode prolongar-se durante 3 a 5 semanas, dependendo da localização. A sua conservação pode realizar-se em câmaras frigoríficas durante cerca de 2 meses. O seu crescimento vigoroso requer cuidados especiais de poda.